Seu browser não dá suporte a Javascript!
Acesso à informaçãoImagem Portal de Estado do Brasil
Home

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE A SITUAÇÃO ORÇAMENTÁRIA DO CÂMPUS

Atualmente, possuímos 41 instituições da Rede Federal, totalizando 644 campi implantados em todo o Brasil, quase um milhão de matriculas e mais de 70 mil servidores (entre docentes e técnico-administrativos em educação).

A Rede Federal proporciona oportunidade às pessoas que dependem do acesso à educação pública, gratuita e qualidade, oferecendo possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e fomento à pesquisa e extensão, que muito contribuem nos arranjos produtivos das regiões em que as suas instituições de ensino estão instaladas. Além disso, a interiorização simboliza a conquista da cidadania, o resgate e ascensão social e, consequentemente, a redução das desigualdades socioeconômicas, visto que promove a qualificação profissional de grupos sociais historicamente excluídos da escola, incentivando a democratização.

Neste contexto, consideramos fundamental esclarecer que estamos sendo atingidos por severos cortes orçamentários, que ocasionam dificuldades em cobrir despesas de manutenção (serviços básicos de funcionamento) e impossibilitam a realização de qualquer investimento. Além disso, a consequência mais agravante frente a este cenário é a precarização das atividades de ensino, pois está sendo necessário cortas saídas técnicas, bolsas de monitoria, bolsas de iniciação científica (pesquisa e extensão), entre outras demandas básicas e esse essenciais à qualidade do ensino. Vivenciamos também um drástico corte nas politicas de assistência estudantil, o que prejudica a permanência e exito de estudantes beneficiados por esta politica de inclusão. Os cortes orçamentários inviabilizam ainda a capacitação dos servidores em educação, bem como limitam a ampliação de vagas, impedindo que a instituição atenda de forma mais efetiva as necessidades da região em que está instalada.

A situação orçamentária do câmpus bagé é preocupante, em razão de que, com o orçamento previsto para o ano de 2017, teremos condições de atender as demandas de manutenção somente até o final do mês de setembro do mês do corrente ano. Com isso, as atividades de ensino estarão ainda mais afetadas após este período,pois necessitaremos prever práticas de sobrevivência diante da ausência de recursos.

Sendo assim, pedimos a compreensão e colaboração da comunidade acadêmica do IFSul - Câmpus Bagé diante da situação de cortes que se mostra tão drástica e prejudicial à Educação e ressaltamos que estaremos sempre em busca de investimentos que garantam acesso e permanência ao ensino público, gratuito e de qualidade para todos!

 

Equipe de gestão do IFSul Câmpus Bagé

 

Giulia D´Avila Vieira toma posse como diretora-geral do câmpus Bagé

Cerimônia marcou o novo mandato da diretora à frente da unidade

Imagem

 

Em cerimônia envolvendo a comunidade, a diretora-geral do câmpus Bagé, Giulia D´Avila Vieira, tomou posse, nessa quarta-feira (23), para o mandato à frente da unidade. A solenidade, que conto com a presença do reitor Flávio Nunes, foi bem sucedida, no mesmo dia, pela inauguração da usina fotovoltaica e da estação de tratamento de efluentes do câmpus, marcando outro importante momento para a unidade.

Leia mais

 

A Educação no Desenvolvimento Regional

Imagem

Em defesa dos Institutos Federais!!!

Na luta pela manutenção de uma Educação pública, gratuita e de qualidade!

O Seminário "A Educação no Desenvolvimento Regional" tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre o papel dos Institutos Federais no desenvolvimento do estado.

A atividade, aberta ao público, será na sexta-feira (18), às 15h, na Câmara de Vereadores de Bagé.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 812 - Bairro Centro

 


 

Outras Notícias

Concursos
melhorPraticas
Assistência Estudantil
Vestibular