Home separador Notícias separador Alunos do Campus Bagé participam do II Fórum sobre Educação e Cultura Digital

Alunos do Campus Bagé participam do II Fórum sobre Educação e Cultura Digital

Os alunos do curso Técnico Integrado em Informática do Campus Bagé, André de Azambuja Maraschi e Andressa Martins, apresentaram trabalho no II Fórum sobre Educação e Cultura Digital organizado pela Prefeitura Municipal de Bagé e realizado nos dias  28 e 29 de maio de 2012.

Os estudantes apresentaram os resultados de uma investigação sobre o patrimônio arquitetônico da cidade de Bagé, através do uso da fotografia digital como meio de sensibilização. Este trabalho faz parte de uma pesquisa coordenada pela professora Sandra Corrêa Vieira intitulada Poéticas do patrimônio: práticas com fotografias digitais, sendo os alunos bolsistas do CNPq.

A fotografia digital, uma prática muito utilizada pelos estudantes de hoje, é um meio que serve como reconhecimento do patrimônio histórico. Entre os elementos da arquitetura da cidade fotografados e apresentados no fórum destaca-se o Palacete Pedro Osório, a Prefeitura Municipal e o Cemitério.

Os alunos bolsistas entendem que essa experiência é importante para pensar na cidade como um espaço repleto de conhecimentos. Segundo André “a cidade possui bonitos espaços urbanos com arquitetura eclética. Após as práticas fotográficas observamos, através das fotografias, os estilos arquitetônicos dos prédios fotografados”.

Andressa relata que “com a utilização do zoom da lente da câmera é possível observar os detalhes dos prédios e discutir sobre o estilo e os materiais que foram utilizados na sua construção”.

O trabalho apresentado pelos alunos no evento demonstra possibilidades para o desenvolvimento de uma prática em Educação Patrimonial através da utilização das mídias digitais, diz a professora.

Última atualização (Qui, 05 de Julho de 2012 16:40)